Visita à Fazenda Ponte Alta – 5º ano

A importância das aulas de campo já foi reconhecida em diversas pesquisas. Tanto para os alunos, quanto para os professores, elas são de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem. É a oportunidade de interpretar o mundo, expressar emoções e sensibilizar-se com a vida.

Durante a visita à Fazenda Ponte Alta, os alunos puderam perceber a importância dos patrimônios arquitetônico, cultural e histórico do século XIX.

A aula de campo é a ferramenta que diminui a distância entre a escola e o potencial cultural de cada região.

Nessa aula, os alunos reforçaram os assuntos abordados em sala de aula – CASA GRANDE, ENGENHO DE BENEFICIAMENTO DE CAFÉ, SENZALA, ESCRAVO (mão-de-obra e patrimônio, rotina, castigos, quilombos) – e vários outros temas que os levaram até o século XX.

Para verificar o que as aulas práticas representam, veja as fotos abaixo.