Projeto Conhecendo a UFRJ

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2017.

Do: Serviço de Orientação Pedagógica.

Para: Alunos, Pais e/ou Responsáveis

Assunto: Projeto Conhecendo a UFRJ.

Estimados,

Conhecendo a UFRJ tem como principal objetivo contribuir para o acesso de estudantes, sobretudo da rede pública, à universidade, através da divulgação e informação dos conteúdos de cada curso de graduação, suas interfaces, perfil do profissional e possibilidades de inserção no mercado de trabalho. É uma ação que busca contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior. Com a realização do Conhecendo a UFRJa comunidade universitária firma o seu compromisso em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

O Evento

O Conhecendo a UFRJ acontece anualmente. A mesma programação se repete em dois dias consecutivos (para permitir a participação de mais estudantes). No evento, são apresentados ao público todos os cursos de graduação oferecidos pela UFRJ.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Escola de Educação Física e Desportos  – Avenida Carlos Chagas Filho, 540

Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro.

CREDENCIAMENTO

Das 7h às 8h30 as instituições de ensino realizam o credenciamento do seu grupo de estudantes e profissionais para ter acesso à área do evento. Cada visitante recebe a programação completa e uma pulseira de identificação. O deslocamento do grupo até o local do evento é de responsabilidade de cada instituição inscrita. Por questões de segurança pedimos que todos/as os/as estudantes venham uniformizados/as. Como parte das atividades acontece em espaços com pisos sensíveis, recomendamos que as pessoas usem tênis.

ABERTURA

O evento começa às 8h30, com uma cerimônia de abertura e uma palestra sobre as formas de acesso à universidade e as políticas de permanência.

PALESTRAS

Das 10h às 17h, coordenadores/as e professores/as de graduação se revezam em oito espaços, apresentando seus cursos e respondendo às perguntas dos/as visitantes. A ideia é trazer informações sobre o currículo do curso, possibilidades de atuação nas áreas de pesquisa e extensão, além de discutir o perfil profissional e as possibilidades de atuação no mundo do trabalho, permitindo uma visão mais ampla da formação e da carreira.

ESTANDES

Em estandes dedicados aos cursos de graduação o visitante pode conversar com estudantes da universidade e ter contato com várias informações sobre os cursos específicos, através de fotos, vídeos, apresentações de trabalhos práticos e do diálogo direto.

ATIVIDADES CULTURAIS

As apresentações culturais são realizadas pelos estudantes de graduação, de pós-graduação, docentes e técnico-administrativos que compões os grupos institucionais de dança, teatro e música, como uma pequena amostra sobre o que a universidade produz na área da cultura. Assim, o visitante pode ter uma ideia do tipo de produção e dos métodos empregados pelos cursos de artes da UFRJ.

OFICINAS PARA THE (Teste de Habilidade Específica)

Essa oficina é coordenada por docentes e estudantes de graduação do curso de Programação Visual.

A repercussão da oficina de THE foi excelente e apresentou-se com uma das atrações  preferidas de 2014. Todas as sessões estiveram lotadas.

Data da visita: Dia 25 de maio de 2017 (Quinta-feira).

Saída do Colégio: 7h.  Previsão de retorno: 19h.

Valor do investimento: R$ 45,00 (ônibus de ida e volta). O pagamento deverá ser efetuado até o dia 12 de maio.

→ Levar dinheiro para almoço e lanche.

NÚMERO DE ALUNOS 40 ALUNOS (Prioridade para os alunos do 3º ano).

Os alunos serão acompanhados pela profª. Maria Cecília, Thiago Rodas e Leunam.

Atenciosamente,

Profª Maristela P. Marques

Orientadora Pedagógica do 9º ano ao EM.

Devolver a autorização e o valor proposto à Coordenação Pedagógica até o dia 12 de maio.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

Autorização para Aula Excursionada

Eu, _________________________________________, autorizo o(a) aluno(a)__________________________, da turma__________, série______, a participar da visita  a UFRJ, no dia 25 de maio de 2017, Conhecendo a UFRJ.

Assinatura do Responsável                                                  Telefone(s) para contato

_______________________________________                               __________________________