Proposta Pedagógica

O Colégio dos Santos Anjos, seguindo com convicção os ensinamentos  de Madre Maria São Miguel e a pedagogia de Jesus Mestre, caracteriza-se pelo ideal educacional de busca constante de uma formação integral e equilibrada, envolvendo educadores e educandos no caminho do crescimento pessoal e comunitário. Busca uma educação que prepare as pessoas para o desempenho satisfatório de seu papel profissional, que esteja em sintonia com a realidade social e priorize o SER e não o TER, podendo, assim, agir com eficácia dentro de uma sociedade em constantes mudanças. O que buscamos, juntos, é a realização do aluno em sua totalidade, levando-o à aprendizagem – conhecer, fazer, conviver e ser. O importante é torná-lo sujeito atuante na comunidade, no mundo, na vida.

A formação do educando como pessoa humana inclui a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Os valores sociais, os direitos e deveres, o respeito ao bem comum, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares pautam o nosso trabalho.

O Colégio dos Santos Anjos, há 122 anos a Serviço da Vida por Amor, possui um compromisso histórico com a qualidade do processo educacional. Essa tradição se cumpre e se renova com um ensino de qualidade, ministrado por professores competentes, atualizados e comprometidos com a educação.

A Família, ao escolher para seu filho o Colégio dos Santos Anjos, assume sua filosofia e se torna corresponsável pelo ensino-aprendizagem. A compreensão, o diálogo e o respeito são fundamentais para uma boa convivência e para o sucesso do  trabalho pedagógico.

O Currículo Escolar é planejado de maneira inclusiva, para que as matérias possam proporcionar, aos alunos, habilidades básicas. Nesse sentido, há um diálogo com os princípios da concepção metodológica e conteúdos conceituais, para a compreensão e resoluções de situações reais.

OBJETIVOS

• Proporcionar, ao educando, a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização e preparação para o exercício consciente da cidadania.
  • Desenvolver, no aluno, os valores éticos, religiosos, sociais para o fortalecimento da convivência em grupo.
  • Envolver todos os participantes do processo educativo em uma construção coletiva, em busca da excelência na educação Santos Anjos.
  • Buscar a melhor maneira de transmitir os conhecimentos que proporcionam a alegria de Ser, Amar e Servir ao educando.
  • Visar à excelência acadêmica dentro de um currículo amplo e bem fundamentado com conteúdos significativos, contextualizados, interdisciplinares e flexíveis.
  • Proporcionar uma formação intelectual elevada e estimular a vontade pessoal para a aprendizagem.
  • Tornar a integração com as famílias e a participação destas mais efetivas no processo educativo.
  • Proporcionar formação continuada aos educadores, capacitando-os para acompanhar as mudanças na educação.